Aê, todo mundo

Seja bem vindo. Não espere boas maneiras ou mensagens edificantes!
Lembre-se: esse papo de 'só o amor constrói' é balela: quem constrói é o pedreiro.

quinta-feira, julho 07, 2011

#Democon - pela democratização dos meios de comunicação

Quantas emissoras de TV aberta sua TV sintoniza? Quantas rádios no seu dial? quantos jornais há na sua cidade? Poucas, né não?
Pois bem, eu não sei como as coisas se processam por aí, mas te dou notícias daqui: a TV aberta pega 07 emissoras de TV,  sendo que duas destas emissoras pertencem à mesma famiglia... Ah, esta família também é dona de dois jornais na capital, duas rádios FMs, uma rádio AM. Será que é isso que chamam de monopólio da comunicação?
Pense a respeito disto por um minuto, por favor.

Pensou? ok. Para ter uma concessão de rádio e TV, como faz? Você sabe?  eu não sei. Tudo o que sei é que Rádio e TV são concessões públicas. sim o direito de veicular informação é algo CONCEDIDO, DADO. E, porque diabos esta concessão é privilégio de tão poucos?
Há tempos que venho pensando a respeito. Uma das conclusões a qual cheguei é que, para garantir a democratização da informação, em primeiro lugar, você tem que garantir a plurialidade. variedade, livre concorrência (como gostam tanto de dizer os liberais). Há quantos anos nós assistimos aos mesmos canais de TV? Há quanto tempo ouvimos as mesmas emissoras de rádio? Bem, desde que eu me entendo por gente, somente 3 novas emissoras de TV apareceram no meu tubo empoirado: MTV, TV ULBRA, e TVCOM (esta que é da famiglia S. que domina a comunicação no RS)...  neste meio tempo presenciei, com tristeza  a extinção da TV MANCHETE.
Há tempos que eu queria escrever sobre isso. Uma das críticas que sempre fiz ao governo Lula foi a capitulação frente aos tubarões da mídia. Esperávamos que o governo Lula tivesse culhão o suficiente para realizar uma revolução no setor das telecomunicações, ampliando a participação do povo neste setor. Não rolou. INFORMAÇÃO É PODER, galera.
O espetáculo dantesco da cobertura jornalística da última disputa presidencial foi o legítimo exemplo de cria cuervos. Agora que a coisa passou, que não tenho mais o compromisso da eleição eu posso dizer: foi bem feito.
Espero que isto sirva de lição.
Agora, eu gostaria de esclarecer o porque desta postagem: os camaradas do REVOLUTAS chamaram uma blogagem coletiva para 07/07 a 10/07 como forma de mostrar quantos somos e o quanto estamos descontentes com esta situação. Estamos aqui, e estamos pensando. Estamos pensando e estamos provocando reflexões. Estamos provocando reflexões e, a partir daí, poderemos provocar AÇÕES. Tenho alguns chegados que fazem parte do REVOLUTAS, mas eu não faço. Por que?  por que não e ponto. No entanto, a despeito de filiações políticas, acredito na sintonia de idéias e em causas comuns. Essa é uma causa que me é cara, portanto estou aqui. Alguém mais a fim de fazer parte? Então, bóra partir! Vamos botar nossos dedos a teclar pela democracia!

4 comentários:

Bruno disse...

Eu concordo com esse protesto e é muito justo, mas, uma coisa que deve ser pensada é, porque os canais não teriam ligações entre si, mesmo que concorrentes, para discutir a questão da informação brasileira? Mesmo que haja outros canais, o que veremos vai ser sempre a mesma coisa, na minha opinião... então tipo, se você quiser ser manipulado, ligue a sua televisão. Não digo manipulado em um tom pejorativo, mas manipulado mesmo porque você é manipulado por qualquer informação que você veja e a todo momento você está sendo. Porém, você deve escolher pelo o que você quer ser manipulado

Marcos Satoru Kawanami disse...

nem o blogger é democrático. quando eu publiquei que Bin Laden fôra capturado vivo, o Blogger saiu do ar por 3 dias, além de no post eu dizer que a NASA anunciou a existência de vida a partir de molécula com base não carbônica 2 dias depois de eu teorizar no meu blog a respeito do caráter absoluto da Vontade e das diversas manifestações materiais do mesmo.

Engraçadinha disse...

Pois é... aqui é aquela famiglia do reino "marinho" vc sabe qual.

Eu tenho plena consciência q a comunicação não só do Sul como global é viciada. São sempre as mesmas agências de notícias e o mesmo terroristmo ideológico. Somos mais, sabe? Somos bons.

Acabar com isso, só explodindo tudo, pq enquanto tiver gente lucrando, entra Lula, sai Lula, neguinho não vai fazer porra nenhuma, como não fizeram até hoje.

Bjs.

Felipe Braga disse...

Ane Brasil, mulher do Brasil! Tenho acompanhado os debates sobre o tema, já participei de alguns aqui no Rio. É uma luta renhida, como disse Gonçalves Dias. Estamos lutando contra famílias Marinho, Civita, Magalhães. Nossa luta é justa. E por isso venceremos.

Acho que o debate tem que ser ampliado ainda mais. Estou tentando implantar um núcleo na universidade na qual estudo. Os grandes barões não vão mostrar isso pra sociedade civil. Por isso, é importante esse espaço. O blog é a forma mais democrática de informação, e você utiliza de forma especial. Você gosta, né? hehehe

Uma coisa que eu queria discutir contigo, quando houver oportunidade, é: você acha que o Lula tinha poder pra acabar com esse monopólio? Sinceramente, eu acho que não. Quero saber o que você pensa.

Beijos.