Aê, todo mundo

Seja bem vindo. Não espere boas maneiras ou mensagens edificantes!
Lembre-se: esse papo de 'só o amor constrói' é balela: quem constrói é o pedreiro.

quinta-feira, julho 07, 2011

#Democon - pela democratização dos meios de comunicação

Quantas emissoras de TV aberta sua TV sintoniza? Quantas rádios no seu dial? quantos jornais há na sua cidade? Poucas, né não?
Pois bem, eu não sei como as coisas se processam por aí, mas te dou notícias daqui: a TV aberta pega 07 emissoras de TV,  sendo que duas destas emissoras pertencem à mesma famiglia... Ah, esta família também é dona de dois jornais na capital, duas rádios FMs, uma rádio AM. Será que é isso que chamam de monopólio da comunicação?
Pense a respeito disto por um minuto, por favor.

Pensou? ok. Para ter uma concessão de rádio e TV, como faz? Você sabe?  eu não sei. Tudo o que sei é que Rádio e TV são concessões públicas. sim o direito de veicular informação é algo CONCEDIDO, DADO. E, porque diabos esta concessão é privilégio de tão poucos?
Há tempos que venho pensando a respeito. Uma das conclusões a qual cheguei é que, para garantir a democratização da informação, em primeiro lugar, você tem que garantir a plurialidade. variedade, livre concorrência (como gostam tanto de dizer os liberais). Há quantos anos nós assistimos aos mesmos canais de TV? Há quanto tempo ouvimos as mesmas emissoras de rádio? Bem, desde que eu me entendo por gente, somente 3 novas emissoras de TV apareceram no meu tubo empoirado: MTV, TV ULBRA, e TVCOM (esta que é da famiglia S. que domina a comunicação no RS)...  neste meio tempo presenciei, com tristeza  a extinção da TV MANCHETE.
Há tempos que eu queria escrever sobre isso. Uma das críticas que sempre fiz ao governo Lula foi a capitulação frente aos tubarões da mídia. Esperávamos que o governo Lula tivesse culhão o suficiente para realizar uma revolução no setor das telecomunicações, ampliando a participação do povo neste setor. Não rolou. INFORMAÇÃO É PODER, galera.
O espetáculo dantesco da cobertura jornalística da última disputa presidencial foi o legítimo exemplo de cria cuervos. Agora que a coisa passou, que não tenho mais o compromisso da eleição eu posso dizer: foi bem feito.
Espero que isto sirva de lição.
Agora, eu gostaria de esclarecer o porque desta postagem: os camaradas do REVOLUTAS chamaram uma blogagem coletiva para 07/07 a 10/07 como forma de mostrar quantos somos e o quanto estamos descontentes com esta situação. Estamos aqui, e estamos pensando. Estamos pensando e estamos provocando reflexões. Estamos provocando reflexões e, a partir daí, poderemos provocar AÇÕES. Tenho alguns chegados que fazem parte do REVOLUTAS, mas eu não faço. Por que?  por que não e ponto. No entanto, a despeito de filiações políticas, acredito na sintonia de idéias e em causas comuns. Essa é uma causa que me é cara, portanto estou aqui. Alguém mais a fim de fazer parte? Então, bóra partir! Vamos botar nossos dedos a teclar pela democracia!